segunda-feira, 9 de maio de 2011

História dos esmaltes.

Foto Retirada do Site História do Mundo.

De 3500 a 3100 antes de Cristo, as egípcias tingiam as unhas. A princípio com a cor preta, depois, mais claras e com tons do marrom claro ao preto com henna. No Império Romano passou-se a valorizar o polimento das unhas, que em geral era feito com materiais abrasivos.

Já na China antiga as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza.

Tudo começo com lacas derivadas de goma e resina natural, dissolvidas em óleo. De secagem lenta, após a evaporação a película absorvia a poeira e saía com facilidade.

Já na idade moderna, em 1800 as unhas femininas apresentavam-se curtas, moldadas a lima, levemente arredondadas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.

Em 1830 na Europa, o físico Dr Sitts, inspirado pelos palitos de dente desenvolve o primeiro instrumento de manicure. Com este instrumento a cutícula podia ser empurrada gentilmente para trás. Antes desse instrumento a cutícula era removida com todo tipo de metal, ácidos e tesouras.

A sobrinha do Dr. Sitts, em 1892 desenvolveu novo instrumental, fazia palestras sobre como tratar da cutícula e com isso surgiram os primeiros salões de manicure.

Google Imagens

1900 - já havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais que um dia nas unhas.
1910 - foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York a Flowerey Manicure Products que produzia o famoso Emery Board , um tipo de lixa metálica que tornou-se um produto básico para o tratamento de manicure.
Mas, em 1914, uma mulher chamada Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteção das unhas.
1917 - a Vogue publica um anúncio Não Corte a Cutícula. Use a técnica Simplex, de Home Manicuring. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folder com instruções para fazer as unhas em casa.
1920 - ainda não havia exatamente um esmalte de unhas. Entretanto, a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros. E Finalmente em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele era aplicado no meio das unhas, a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.Essa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes. 

Foto retirada do Blog Três Jolies

1927 - A fábrica americana Max Factor lança o Max Factor's Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.
1929 - O esmalte com perfume é lançado, mas sua aceitação e popularidade têm vida curta.
1930 - Rita Hayworth, Gloria Swanson e Jean Harlow promovem o uso de esmaltes internacionalmente.
1932 - Charles e Joseph Revlon dois irmãos americanos, mais um químico criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.
1934- Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a Nu Nails, uma unha postiça para unhas roídas.
O Esmalte Líquido para Unhas da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais. A empresa começa a usar um número ilimitado de pigmentos e a moda passa ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme.
Em 1970 começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e se tornam tendência. 
Nos anos 90, a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes - pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.
Unhas com Strass da Kate Perry (Internet)
Para os anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas. Assim como desenhos de flores pequenas esculpidas com o palito de dente e verdadeiras obras de arte podem ser esculpidas nas unhas e não é mais preciso combinar as cores do esmalte com a roupa. Além de possibilitar a criação de mais uma profissão: designer de unha.

Mas Estilos, cores e tendências à parte, as unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas  e mais uma
marca registrada da personalidade feminina deste século.









Nenhum comentário: